terça-feira, 28 de abril de 2009

Europeias

Mais uma vez, após uma leitura atenta de jornais e revistas, algo me despertou a atenção. Segundo uma sondagem europeia, a percentagem da população portuguesa este ano será de 24% (mais de 70% de abstenção, portanto). Até em algumas sondagens mais recentes afirmam que apenas 16% dos portugueses votarão. Com certeza todos nós já andamos a seguir as candidaturas europeias há algum tempo, e acho que podemos perceber o porquê de tal descrédito dos portugueses nos seus candidatos. Primeiramente, escândalos de corrupção assombram alguns políticos e os seus partidos. Também o facto de muitos portugueses não reconhecerem o devido valor às políticas europeias. No entanto, não é só isto, não pode ser só isto!
É neste momento que somos forçados a olhar para os nossos candidatos, apercebemo-nos então dos verdadeiros motivos da abstenção portuguesa. Como o próprio artigo dizia: " Escolha entre Miguel Portas (bocejo), Ilda Figueiredo (duplo bocejo), Laurinda Alves (triplo bocejo, seguido de duplo bocejo), Nuno Melo (riso contido), Paulo Rangel (riso nervoso), e Vital Moreira (suspiro)" (in Sábado, 23 de Abril).
Vamos tomar o exemplo do partido "favorito", já que assim o é, deveria apresentar um bom candidato. É impossível não reparar que diz coisas brilhantes como, que, desde o início do governo de Sócrates os impostos desceram em Portugal. É um político ex-comunista, regime que por norma se define pelo isolamento económico, e agora defende e candidata-se à política europeia (grande vira-casacas).
Pronto, pronto... Talvez não sejam todos assim...
Vejamos antes o segundo partido na corrida, cujo cabeça de lista é Paulo Rangel, esperem, não e esse o partido cuja presidente disse que Portugal necessitava de uns mesinhos de ditadura (lá está de novo esta grande contradição, ditadura, politica europeia, ditadura, Europa...hum)? Só para meter tudo nos trincos, enquanto se torturava, prendia, oprimia e censurava, mas só até tudo ficar certinho...E acerca do mesmo candidato, o mesmo artigo supra-citado diz: "Paulo Rangel não se está a tornar conhecido por gafes como esta [uma das várias de Vital Moreira], o que parece uma coisa boa até percebermos que a verdade é que não está a tornar-se conhecido, ponto." O que se vem a confirmar com uma simples pesquisa no Google (aparecem mais noticias sobre o seu homónimo actor brasileiro, que sobre este nosso caro politico).
Assim sendo, sabendo que estes são os partidos favoritos, apercebermo-nos o porquê da elevada abstenção. No entanto incentivo-vos a pesquisarem os outros candidatos com igual afinco, já que merecem tanto lugar ao sol como estes. (Pessoalmente penso que esta tarefa deveria recair sobre os ombros do A.M. pela experiencia que tive da critica dele aos políticos. já que eu não posso fazer mais porque os textos longos induzem sensações de enfado aos bloggers)

12 comentários:

  1. Miguel Portas, mantém o seu lugar no parlamento, mantendo o acordo feito com Louçã para não fazerem sombra um ao outro ( cada macaco no seu galho).

    Nuno Melo, busca uma existência a solo de Portas ( Paulo, não o citado anteriormente). Eu entendo que Nuno Melo não queira mais ser visto como um "boy" que só existe por ele e para ele.

    Sobre Laurinda Alves sei tanto, como a maioria dos Portugueses: nada ( digo maioria porque dizer totalidade excluía os dirigentes do partido comunista)

    Paulo Rangel é o escudeiro da nova lider do principal partido da oposição, qualquer cargo que necessite de um nome lá está ele : Lider parlamentar, cabeça de lista ás eleições europeias (pode ser que também o indique para Primeiro-ministro se, graças a um qualquer milagre, ganhar as eleições)

    Quanto a Vital Moreira, é uma pessoa superiormente inteligente, mas (bastante) enfadonho. Não me parece que seja vira-casacas as pessoas podem mudar de ideias ( e o Vital ganhará como professor tanto como deputado europeu, ou mesmo menos) e não me parece que precise do lugar para nada. Vamos ver se será ou não um bom deputado, visto que bom candidato não é certamente...

    ResponderEliminar
  2. Depressa e bem não há quem, mas como o tempo urge faça-se a análise rápida.

    Miguel Portas- Um puto revoltado que gosta de ganzas, é bloquista, é mal-formado e anti-democrático, ou simplemente estúpido e tá enganado.

    Nuno Mello- é um snob, mas chega a ter opiniões acertadas.. Há pior.

    Laurinda ALves- Não faço ideia, mas é comunista (hoje dia 28/4/09), 19 anos, 6 meses e 11 dias depois da queda do muro , por isso deduzo que seja mentecapta.

    Paulo Rangel- Bombeiro do PPD, tá em tudo o que é preciso, diga-se passagem até tem desempenhado bem essa sua função, não é burro e é uma das boas esperanças. Merece Ganhar.

    Vital Moreira- Um canalha ligado ao cerco da assembleia constituinte, defende quem lhe dá emprego (como o pina moura e tantos que mais), mal formado e contraditório. Aliás já alguém percebeu aquilo de ser contra o Durão Barroso e dizer que o Mr. José Manuel Barroso muda de amigos com facilidade.. E o senhor? Devia era ter vergonha.


    Por isso, por exclusão de partes ou por mérito. Nesta o PSD leva o meu voto.

    ResponderEliminar
  3. Nem sei porque me dei ao trabalho, voces em menos linhas fizeram tanto ou mais que eu...Para a próxima o meu artigo vai ser uma linha,um tópico, voces que o aprofudem nos posts...
    Agora fora de brincadeiras (como a acima), não acham que nos deviamos envergonhar,enquanto portugueses? No meio de tanta gente poucos parcem merecer o lugar de candidatos europeus, e menos ainda parecem ter capacidade para se sentar no parlamento a que concorrem....É impressionante, o que me leva a minha 1ª constatação, 74% de abstenção.

    ResponderEliminar
  4. A frieza da análise económica (claramente de direita), bem escrita, causa uma gargalhada, não de gozo ou desprezo, mas por ser verdadeiramente divertida.

    O Dr. Paulo Rangel, parece-me uma má escolha para o meu voto, aquele ar de seminarista de beira, passará em Bruxelas uma imagem do Portugal de Antigamente (não fascistas, mas velha, gasta, etc...)

    Quanto ao Nuno Melo e ao Miguel Portas, é verdade, passam um bocado a imagem do menino do estoril a quem tudo mete nojo e do do outro do menino do estoril que se refere (hipocritamente) a si mesmo como "filho do operariado".

    Quanto a Vital Moreira, mantenho que é uma inteligência superior, cometeu erros, mas que não tantos que justifique ser adjectivado como "canalha"

    ResponderEliminar
  5. Correcção ao que aqui foi escrito: a candidata do PCP não é Laurinda Alves mas sim Ilda Figueiredo...

    Laurinda Alves é efectivamente candidata ao Parlamento Europeu, mas pelo MEP ( Movimento Esperança Portugal), que pelo que sei, é um movimento de centro...
    Na investigação que fiz concluí também que era cronista do jornal o Publico, função da qual foi dispensada no passado dia 24 de Abril...

    Quanto a Ilda Figueiredo descobri que é deputada europeia desde 1999 e que é também vereadora da câmara de Gaia...

    Para terminar Francisco, por muitos defeitos que estes candidatos tenham não me parece que sejam uma "vergonha", nenhum deles me parece merecedor de tal afirmação...

    ResponderEliminar
  6. Os verdadeiros génios sabem tanto que o explicam da maneira mais básica.. Não é o caso do vital que não se percebe nada do que o homem diz, confuso de um raio!
    Agora que já não há pacto de Varsóvia já gosta da UE.. Curioso.. Nós Europeus?! Ahah..
    O Soares tem todo o mérito nesse aspecto, o Guterres também pode ter feito asneira no governo mas esteve bem no Euro (apesar de o seu défice nos ter dificultado a entrada) mas pronto, têm todos o desconto, até o Príncipe da Europa e das relações entre os Europeus (nomeadamente Inglaterra e Portugal) José Sócrates..
    O PS pode ter estado bem ao longo deste 23 anos de Europa.
    Agora o Vital? Por Amor da Santa.

    Acho que não se devia seguir o partido só movido por uma religião ou algo semelhante, daí eu não ter partido e votar em pessoas.
    Costa, o Vital é um anormal, mandem o Vitorino se ele quiser que esse vale a pena.


    PS: Tens razão é a Ilga mas o comentário mantêm-se.

    PPS: Laurinda sorry lá mas ainda não mereces o meu comentário

    ResponderEliminar
  7. Agora faltou-te a frieza analítica, sabes muito bem que eu não sigo o partido como uma religião (nem o governo sequer, quanto mais o partido)...

    Não é o candidato perfeito, mas parece-me o melhor. Parece-me que, no entanto, o Movimento Esperança Portugal merece atenção e até talvez possa vir a ganhar o meu voto...

    P.s- só te fica bem admitires que o Dr. Soares e os Engenheiros Guterres e Socrates foram importantes na integração europeia

    ResponderEliminar
  8. "O surpreendente conservadorismo e reaccionarismo do PSD mostra bem que ele entrou em ruptura com o seu passado" Vital Moreira.

    Bem, eu não preciso de ouvir nada sobre um homem cujos bigodes ficam sujos de sopa ao almoço, muito menos quando esse homem é vital moreira, desta forma, deveriamos todos preocuparmo nos com duas coisas, uma é que a taxa de abstenção não seja a vergonha que o valete disse no texto porque é simplesmente inaceitável e outra é que vital moreira vá em primeira classe comer waffles para bruxelas, em vez disso pudemos simplesmente exilá-lo em marrocos, sitío onde um cavador como ele poderá chegar a um importante cargo politico à boa maneira antiga, corrupção e influências.

    ResponderEliminar
  9. Não podia estar mais de acordo Martinho, Pedro, eu acho-os vergonhosos, pelo menos enquanto representantes do povo portugues na Europa...Quer dizer que quando temos um exelntissimo senhor, com elevado grau de instrução, que nos representa a todos numa instituição europeia e esse mesmo senhor é "confuso de um raio", mal se consegue expressar e se contradiz e ao seu presidente de partido, não me deverei sentir envergonhado?
    Se não evergonhado, então como?

    PS: Acho que a abstenção no povo português, as suas causas e soluções um assunto que deve MESMO ser discutido neste blog, tao importante como a instrução, o nosso jornalismo, o tipo de mentalidades da nossa juventude e da nossa população

    ResponderEliminar
  10. A taxa de abstenção é (mais uma vez) uma prova da falta de cultura cívica existente em Portugal...
    Não me parece que a discordia, entre Socrates e Vital Moreira seja motivo de vergonha, é sim "confuso" como "um raio"... Mas é bom que haja pluralidade de opiniões.

    Cavador? Tem calma Martinho!
    Vital Moreira é um dos maiores juristas nacionais, é professor catedrático em Coimbra (há mil e quinhentos anos), tem obra escrita e publicada...
    Apesar dos seus defeitos, o candidato do PS não merece o tratamento e os insultos que vocês lhe têm dirigido...

    Quanto aos comentários sobre uma ida para Marrocos fazer carreira política "à boa maneira antiga" não entendo sequer. Não é teu hábito, mas este texto cai numa falha comum, não a nossa geração, mas a nossa população, a critica fácil de balcão de taberna...

    ResponderEliminar
  11. As outras criticas parecem-me bastante elaboradas mas escolhi falar daquilo que eu conheço, melhor, e isso, infelizmente é vital moreira. É um homem desprezivel e que não se encherga, desta forma considero o meu comentário extremamente leve comparado com o que o português médio deverá dizer sobre esta personalidade política ao balcão de um taberna.

    "Os ataques pessoais de que tenho sido alvo desde que sou candidato às eleições europeias -- muitos deles odientos e desprezíveis -- não me abalam, antes me motivam. Até me lisonjeiam, pela distinção. Só se ataca quem se teme." Vital Moreira.

    E não há razões para me preocupar pois com estes ataques ele fica motivado, até se sente lisonjeado.

    Confesso contudo que temo que ele ganhe as eleições.

    ResponderEliminar
  12. Primeiro, continuo a achar que não é teu habito enquadrares-te no perfil do português médio.

    Segundo, acho que a critica feita ao Vital Moreira não se enquadra nas que o motivam, pois suponho que não tenhas medo dele...

    Para terminar, não percebo porque tens medo que ele ganhe as eleições. Ele será eleito quer ganhe quer perca, a duvida é quantos deputados do PS serão eleitos ao parlamento europeu. O teu medo baseia-se na ideia de que todos os candidatos a deputados europeus pelo partido socialista são cavadores?

    ResponderEliminar