quarta-feira, 15 de abril de 2009

~Educaçao = Pobreza?

Quantas vezes ja ouviram que Protugal é um pais muito abaixo da média europeia?Que somos um pais pobre?
Eu já o ouvi várias vezes, mas hoje, quando consultei algumas noticias recentes fiquei assombrado pelos números que vi. Numa população de 10 000 000 de pessoas, 2 000 000 das mesmas estão abaixo do nivél de pobreza, ou seja, um quinto da nossa populção é pobre. Pior ainda, 15% deste valor são menores.
Retirei estas informações de um estudo publicado no DN, o qual afirmava tambem que 40% dos individuos com mais de 14 sem percurso escolar era pobre. Isto levou o autor deste estudo a concluir que "existem elevados níveis de retorno da educação no mercado de trabalho em Portugal".
Quando existem valores tao altos de pobreza entre os jovens, quando mais e mais os jovens estão informados para o que os espera no mercado de trabalho, a competitividade que exite neste, a necessidade de educação ao nivel universitário, eu tenho que me perguntar: Entao qual o porquê de tantos jovens nao almejarem estes objectivos,este tipo de ensino? O porque continuar a existir tantos jovens que por causa da falta de educaçao continuam pobres?(como revela o estudo)
Será que o estado nao apoia o suficiente o ensino? Será que nos defrontamos de novo com a fraquesa da "geração nao-pensante" ja discutida anteriormente? Ou mesmo ambas?

1 comentário:

  1. O estado pode apostar mais na Educação. Nomeadamente pode apostar na qualidade do ensino, criando um modelo de avaliação dos professores que funcione, pode apostar em bolsas de mérito, de forma a permitir que todos possam estudar, e que assim sejam os melhores a mandar nos sectores que importam.

    Mas, na realidade, o que o Estado tem que apostar é na formação dos jovens, o estado tem que incentivar (citando um professor que tive há dois anos) "uma revolução das mentalidades"...

    ResponderEliminar