sábado, 16 de maio de 2009

Onde a ignorância chega...

Sempre me fez confusão quando alguem se virava para mim e me contava uma daquelas piadas que toda a gente conhece e acha muita graça contar aos outros sobre qualquer raça, até eu infeliz e ingenuamente cometi esse erro(mas ingenuamente como ja disse).
É de facto triste no minimo o preconceito, mas é ainda mais triste esse mesmo preconceito passar de geração em geração atravez de piadas que podiam ter bem mais graça se nao mostrassem tanto da nossa ignorância...é mesmo o unico adjectivo que eu encontro para descrever essa atitude, se e que eu lhe posso chamar isso, ignorância.

Nao faz sentido o racismo em si, as pessoas queixam-se das outras raças, humilham-nas, dizem que causam desordem ou que são roubados na rua mas Nós é que os roubamos durante meio milenio, mas isso ja ninguém viu, é como nos jogos do porto, nunca ninguem ve nada.
Consideras-te "civilizado" quando es tu que exploras? So que Nós exploramos duma forma "civilizada", posso dizer "com maneiras", eles tentam á sua maneira,a que Nós chamamos violência. Estás a espera que essas raças "nao civilizadas", porque Tu nao deixaste, se comportem como tu devias? Tu tens e nao fazes por isso, eles nao têm e fazem por isso, nao te parece contraditorio? Acorda pa, comporta te como deves, aproveita o que tens e ajuda quem nao deixaste ter.

Queres ser respeitado, tens que respeitar. Somos todos irmãos, Só muda a a cor da pele. Nao e seres branco que faz de ti melhor, nao consegues compreender? Somos iguais e se te faz confusao tenta ver a cor da pele como uma caracteristica psicologica dessa pessoa, valoriza e nao critiques porque se calhar eles têm mais razão para o fazer do que tu.
Quem quiser comente

5 comentários:

  1. "tásaver aquelas duas gajas ali no canto? a ruiva e a loira? são mm boas não são?"
    "São são! Bora metermo-nos com elas ahah"
    "espera espera! ok, vamos a isso! eu fico com a ruiva, que é mais gira!"
    "Népia, a ruiva é pa mim! Tu ficas com a loira"
    "Fico nada! Porque é que hei eu de ficar com a loira?"
    "epah porque err... PORQUE ÉS PRETO! toda a gente sabe que os pretos ficam sempre com loiras meu"
    E claro que ele se riu. Foi um excerto de um dialogo que tive com um grande amigo durante ontem à noite, sendo que esse meu amigo tem como referi a pele de um tom diferente do meu, é negro, possui com uma concentração de melanina mais acentuada sei lá, é afró-lusitano ou assim que é para não me chamarem racista por eu dizer que ele é preto. E a verdade é que por ser meu amiggo e por brincar com ele com frequencia sinto-me à vontade para brincar com esse facto também, como brinco com o meu amigo de ascendencia britanica, ou com os meus amigos homossexuais. Não me leves a mal, eu acredito na igualdade entre todos os seres humanos, repugno e combato todo ou qualquer tipo de descriminação. Só que há que saber ter limites e os limites são os do bom senso. Se alguém quiser fazer graçolas sobre rapazes de 20 anos que andam de autocarro por serem uns toscos ao volante e estarem sempre a ter acidentes, eu não levo a mal! E para mim essa é uma caracteristica (minha) tão irrisória como a cor da pele, ou a religião ou a orientação sexual dos meus. E és tu que, quando assumes essa posição extremista, estás a acentuar uma diferença que eu, sinceramente, não vejo

    ResponderEliminar
  2. "Somos iguais e se te faz confusao tenta ver a cor da pele como uma caracteristica psicologica dessa pessoa, valoriza" e portanto podemos dizer que as pessoas da Europa de Leste constroem boas casas e que os judeus são excelentes no negócio, evitando o racismo?
    Neste caso concordo compeltamente aqui com o "Che"...

    ResponderEliminar
  3. Devo ja dizer que eu quando fiz o meu comentario baseei-me na minha experiencia assim como tu te baseaste na tua para fazeres o teu.É claro que e "saudavel" esse tipo de piadas, nunca disse o contrario mas como tu disseste ha que saber os limites e era ai que eu queria chegar...
    Assumi uma posição extremista, pois como eu ja disse, tem a ver com o que eu ja vi ou vivi e embora nao seja uma pessoa de extremos neste caso, optei por essa via.Nao considero que esteja a acentuar alguma diferença ou pelo menos nao era o meu objectivo, apenas tentei mostrar uma realidade que ja presenceei.
    Quero no final agradecer o comentario

    ResponderEliminar
  4. Martinho claro que podemos dizer esse tipo de coisas desde que nao seja com o sentido de ofender, o problema aqui é saber os limites

    ResponderEliminar
  5. Só queria relembrar que tu só podes considerar as acçoes no seu contexto histórico. Assim a colonização, numa epoca em que se acreditava em poçoes, em pagar a um deus para ser absolvido, em que so se conhecia a Europa e o Norte de Africa, e em que os grandes navios ainda eram feitos de madeira, percebo porque existia racismo. O conhecimento não era sequer suficiente para perceber que aquelas pessoas, que hoje sabemos que sao pessoas e nao uma especie estranha de macacos muito inteligentes como se pensava na altura, ou humanoides muito inferiores, e que habitavam as nossas futuras colonias,eram de facto pessoas. No contexto historico (do inicio) da colonização acho que é "desculpavel" o racismo, e por isso penso que nao podes comparar acontecimentos dessa altura aos de hoje.
    O racismo de hoje e perpetrado com conhecimento, e por isso e imoral, o de antigamente era simples ignorancia (ou interesse economico como passou a ser posteriormente).

    ResponderEliminar