sábado, 9 de maio de 2009

Problemas da nossa geração vol.1

Hoje achei por bem vir falar de um dos grandes problemas da nossa geração que é a meu ver a falta de humildade

A humildade é dos valores mais importantes que devemos ter , mas que grande parte não tem. Isto comprova-se com um exemplo muito simples , a necessidade de compararmos aspectos do nosso ser com os de outros normalmente para sobressairmos.

Eu penso que a falta de humildades pode ter vários motivos , sejam eles o facto de virmos de uma família ou zona problemática e nos tarmos a safar bem na vida (se bem que um passado difícil só nos devia tornar mais humildes) , seja o facto de virmos de uma família ou de um meio rico em que estamos habituados a desde pequeno ter mais que alguns do nossos amigos e mais do que a maioria das pessoas da nossa idade , ou até pelo facto (e este é grave) de vermos a humildade como uma fraqueza de carácter na medida em que pensamos que por fulano tal não querer ter isto ou aquilo , ou pelo menos dizer qu tem faz dele um tipo pouco ambicioso e "xoninhas" , podemos ainda ter a falta desta virtude por não termos um exemplo que a tenha , ou simplesmente porque gostamos de nos gabar e ser idiotas ; mas penso que talvez o maior motivo seja uma necessidade de afirmação social que lá no fundo todos acabamos por ter mas cada um faz as suas escolhas umas mais certas outras nem tanto...

Eu deparo-me todos os dias com esta falta de senso quando oiço comentários do género " ah eu comi não sei quantas gajas hoje , eu bebi 1000 litros de álcool hoje , eu passo 20 horas semanais no ginásio e tou todo dopado com MegaMass e tou a levantar 100kg com a pila , eu tenho um telefone do caralho que é a cores e tira cafés , etc.". Sinceramente eu não percebo como é que beber muito ou ter um ganda telefone ou beijar não sei quantas gajas (que nem sabemos o nome e secalhar lá pelo meio uma delas tinha pila) é motivo de orgulho , eu acho que não há nada de mal em gostar de ter coisas boas e acho que se temos possibilidades para tê-las tudo bem , mas sinto que a grande maioria das pessoas da minha idade e não só têm uma necessidade enorme de dizer que têm , de dizer que fazem e acontecem ; mas epá para esse género de gajos só tenho uma palavra: Parabéns! És um ganda campeão , quando for grande quero ser como tu.

Deixo aqui um apelo a quem ler isto para tentarem serem um bocado mais sério e para perceberam que só porque são todos xpto's isso não faz de voçês melhores pessoas do que alguém que não é como tu.

17 comentários:

  1. Bem, primeiro gostava de dizer que isto revela muito acerca da tua personalidade, e depois gostava de dizer que tambem revela algum desconhecimento do comportamento biologico humano.
    O homem e um animal, isto tem que ser entendido, logo segue dois instintos base, sobreviver e garantir a sobrevivencia da especie, por ordem hierarquica (familia,amigos,conhecidos,desconhecidos).
    Para haver a nossa sobrevivencia, e preciso competir por comida e territorio.
    Para haver a da especie e preciso competir pela selecçao de uma parceira.
    Quando nos viviamos mais como macacos do que como humanos, isto fazia-se de uma forma simples (que as vezes ainda e usada), porrada.
    Agora que vivemos como seres gregarios que somos, o poder social e o que determina quem ganha nestas competiçoes. O poider social tem varios factores, o teu estatuto social, o teu dinheiro, os teus amigos e o estatuto social destes,etc.
    Dai surge a falta de humildade, nao te adianta de nada seres o homem mais rico do mundo, se o segundo mais rico toda a gente souber quem e, e se ninguem souber que tu es o mais rico. Tu tens a capacidade de ganhar essa "competiçao" mas nao a ganhas porque ninguem sabe que tu tens esse dinheiro todo. O que e que tu fazes? Contas que tens esse dinheiro todo, e acabaste de aumentar as tuas hipoteses de sobrevivencia e reproduçao em relaçao ao segundo mais rico do mundo.
    Quase todos os valores morais do homem sao idealizaçoes suas que, por norma, vao contra a sua programaçao bio-psicologica.
    Embora concorde que muitos deviam vigorar, percebo porque e que muitos nao vigoram.

    ResponderEliminar
  2. António, o que tu falas não é de humildade. Falas de não ser gabarolas, fanfarrão, etc...

    A humildade normalmente é uma dissimulação, cada pessoa tem que ter noção do que vale e não andar por aí armado em humilde quando não o é. Uma boa auto estima é muito importante para o que cada pessoa pode produzir.

    Mas entendo o que queres dizer e tens toda a razão, já ninguém pode aturar os gajos super-mega-hiper-re-fixes que comem 93939838 gajas por noite (talvez por motivos biológicos ;) ) e que vivem para mostrar o telemovel.

    A nossa geração tem que entender que o homem (ao contrario do que diz o Francisco) não existe para se gabar de tudo o que faz e,principalmente, para se gabar do que se gaba a nossa geração. O homem existe (biologicamente) para se reproduzir, através da competição de que o Francisco fala, mas esta competição não se ganha com gabarolice.

    Esta é a grande mensagem do texto, e eu assino por baixo ...

    ResponderEliminar
  3. Eu não disse que e como se deve fazer, mas que e como se tem vindo a fazer, e...

    ResponderEliminar
  4. Francisco não posso concordar com o teu ponto de vista porque penso que tu estás a tentar através da ciência e do passado da nossa espécie arranjar uma justificação para podermos ser convencidos. Pela tua lógica o homem mais rico do mundo pode ser uma merda de pessoa mas deve ser respeitado simplesmente por ter mais dinheiro do que eu. Mas a verdade é que ninguém gosta de um tipo convencido , deves gostar da pessoa pelas qualidades (e defeitos por vezes) que ela tem e eu penso que a gabarolice é dos maiores defeitos que podemos ter.

    Pedro gostei da tua crítica e lá no fundo concordo com alguns aspectos como o de a humildade ser normalmente uma dissimulação (eu também acho que uma egotrip de vez em quando faz bem a toda a gente) no entanto o problema é quem tem essa atitude constantemente. Eu penso que devemos ter coisas boas se as podemos ter ; devemos estar contentes por conseguir certas proezas mas o facto de não o anunciarmos a voz alta não é um sinal de fraqueza e baixa auto-estima ; é simplesmente a maneira de ser da pessoa , e o grande problema está na verdade naqueles que não percebem que ser "gabarolas ou fanfarrão" não devia fazer deles mais respeitados ou campeões do mundo.

    PS: Agora que reli o meu texto pode parecer que tou a fazer referências a pessoas daqui do blogue ou simplesmente conhecidos nossos , mas não , simplesmente me baseei em exemplos gerais que já ouvi não estou a falar para ninguém em particular.

    ResponderEliminar
  5. Eu não estou a tentar nada. O passado e a chave do presente, a nossa especie, tal como qualquer outra, tem a sua acçao condicionada perla natureza. Nos nao podemos voar porque nao temos asas. No entanto por termos um cerebro desenvolvido de forma particular, conseguimos usar os recursos do nosso planeta para nos deslocarmos no ar. E este mesmo cerebro que nos tornou curiosos em primeiro lugar, e nos fez pensar como poderiamos voar. E pensámos nisso porque, como e obvio, isto nos daria uma enorme vantagem na competiçao que referi antes.
    O que eu quero dizer e que nao estou a justificar nada, estou simplesmente a mostrar, segundo o meu ponto de vista, porque e que estes fanfarroes, nos quais me incluo por conhecimento proprio, teem o comportamento que teem. E sinceramente, acho que todos aqueles que ja fizeram alguma coisa de algum merito sao fanfarroes e gabarolas (uns mais outros menos, como e evidente), ou entao falsamente humildes. Isto porque o nosso comportamento esta assim condicionado, nao por nossa escolha prorpia.
    E so o meu ponto de vista, alem disso nao conheco ninguem que baseie o seu comportamente no autoelogio, isso nao existe, existem aqueles que teem mais frequentemente "egotrips" como tu disseste que outros, sao todos fanfarroes, uns mais, outros menos...Mas somos todos...
    E nao estou a dizer que por ser assim nao devemos tentar controlar a frequencia das nossas "egotrips", e tentar tornarmonos o mais humildes possivel, sabendo no entanto, que a humildade pura e algo inalcansavel devido a nossa propria condiçao.
    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  6. Até ferve..! Não me quero meter muito, apenas dizer que gostei tanto do texto como dos comentários do Francisco e não sei para que lado cair.

    É a típica dúvida do homem: coração ou razão?

    Cada um de vocês é um bom exemplo destes atributos e por isso é que é bom tê-los no mesmo espaço.

    Não me alongarei mais..

    Melhores Cumpts

    ResponderEliminar
  7. Tenho de admitir que já gostei mais deste segundo comentário e percebi melhor o teu ponto de vista ; e realmente lá no fundo somos todos muito diferentes pelo que não podemos dizer que eu estou certo ou que tu esás errado.

    Quero só acrescentar que esta discussão saudável demonstra o que deveria ser o espírito do blogue.

    ResponderEliminar
  8. Valete,

    Eu não concordo com o teu comentário porque:
    Os homens mais ricos do mundo, a grande parte, se não mesmo todos, fazem tudo para se manterem anónimos, eles não têm nenhum interesse em ser conhecidos ou em estar nas capas de revistas a afirmarem quanto dinheiro têm. Estes verdadeiros milionários sabem os problemas que a publicidade do dinheiro pode trazer, eles não se querem expor, principalmente porque pode ser perigoso para eles e para as suas famílias, e porque o exemplo que eles têm de um milionário que se expõe é o maior atrasado mental que reside em nova iorque, Donald Trump.
    Por outro lado, hoje em dia as tuas hipóteses de sobrevivência aumentam quando tens uma equipa de segurança e uma mansão com cameras e as tuas hipóteses de reprodução podem ser congeladas num frigorifico durante anos.

    A humildade é fundamental num ser racional e consciente, porque ajuda-o a definir-se de uma forma mais realista.

    Temos de aprender a separar humildade de orgulho, orgulho é aquilo que o joão Pinto sentiu quando casou com a marisa cruz, humildade é o único sentimento que o Cristiano Ronaldo não tem.

    E desculpa lá Valete, mas "nada é impossível" é um lema que deviamos honrar desde que o Homem chegou à lua.

    Portanto, vamos todos dar uma hipótese à humildade.

    ResponderEliminar
  9. Tens toda a razão, os milionarios nao se comportam assim, mas tal como tu disseste e devido a sociedade coscuvilheira e, por falta de melhor palavra, perigosa onde vivemos. Temos que perceber que o nosso comportamento se baseia nos instintos que enunciei, no entantanto tem uma grande condicionante social. Uma pessoa a passar fome, se estiver agrilhoada a uma parede pouco pode fazer em relação ao seu instinto de sobrevivencia que a faria procurar comida.
    E tambem no teu argumento demonstras como novamente a competiçao depende do poder social (defenido por riqueza, amigos, etc) pois so os ricos teem mansoes e equipas de segurança, ou so pessoas que teem amigos como El Chapo (vejam na wiki) se podem sentir muito seguras, ou seja, que teem a sua sobrevivencia assegurada.
    Concordo como dizes tambem, que os milionarios nao se apregoam nas revistas, mas no seu circulo social duvido que nao tenham as suas "egotrips", e se nao as tiverem, tambem quem e que nos seus circulos sociais nao trata ja estes homens como o mais respeitado, e logo o preferido das mulheres? (instinto de perpetuaçao da especie,reproduçao)
    Em relação ao teu instinto de reproduçao estar assegurado, tu achas que tens o impulso de querer fazer sexo porque? Achas que e so porque te da prazer? Pergunta a quem nunca ezperimentou se nao sente esse mesmo impulso, nao sabendo sequer porque, ja que nao sabe o prazer do sexo, quando uma mulher bonita passa. Porque achas que te sentes atraido por mulheres bonitas? (beleza femenina = sinais de fertelidade, maior chance de reproduçao). Ai de ti que contra argumentes que as defeniçoes de beleza mudaram ao longo da historia, porque tambem ha contra argumento para isso, mas se me puser aqui a explicar esta teoria detalhe por detalhe, teria que fazer no min 10 artigos.
    Estas desculpado Martinho,mas ha varias coisas impossiveis:
    Atingires total conhecimento de tudo.
    Atingires o 0 absoluto sem ser no fim do universo(e mesmo nessa altura nao e garantido).
    Fazeres alguma coisa mover-se sem lhe forneceres energia.
    Seres 100% humilde.
    Eu nao digo que nao devemos "todos dar uma hipotese a humildade", no entanto so acho que devemos faze-lo com plena consciencia que, apesar de tudo, nunca seremos 100% bem sucedidos...
    Ps: Nao contesto o facto da humildade ser um valor importante, pelos motivos que disseste e outros, e é em geral por isso que as pessoas que mais se aproximam desta sao acarinhadas por todos, agora, que existem pessoas 100% humildes, 100% altruistas, ou 100% bondosas e o utopico, nem pessoas 100% mas exitem...

    ResponderEliminar
  10. P.P.S: Peço desculpa por algum erro, mas fois escrito a pressa, queria ainda acrescentar que a base de toda esta teoria nao e minha, encontreia em alguns livros que estudavam as relaçoes homem-mulher na sociedade, e limitei-me a pensar sobre elas, e conclui que os mesmos principios basicos tambem se aplicavam a toda a sociedade (parte dela ja abrangida pela teoria).

    ResponderEliminar
  11. Continuo a achar que estão a baralhar baixa auto-estima e fanfarronice com a questão da humildade.

    É sabido que uma alta auto-estima pode trazer uma vantagem na competição para que o homem esta biologicamente programado, a fanfarronice que o valete defende e o panda critica não aumenta (certamente) as possibilidades de um ser humano se reproduzir...


    p.s- o duarte tem razão, isto até ferve

    ResponderEliminar
  12. Valete, ao dizeres que vale a pena tentar ser humildes mas que temos de ter conscientes de que é impossível sermos 100% humildes estás portanto a ser humilde.
    E o que é ser 100% humilde?
    Não faz muito sentido, alías, nem sei qual é a definição de ser 100% humilde e portanto pergunto-te.

    ResponderEliminar
  13. Se o ves assim, eu acho que estou simplesmente a constactar um facto.
    Serao as pessoas que nao teem uma unica "egotrip" na sua vida...Seria isso, por isso penso que respeitar o valor de humildade para o ser humano e impossivel...Podemos e controlar os nossos actos, ninguem e humilde no seu amago(nao digo que sejamos todos igualmente convencidos), as pessoas tomam atitudes humildes, as pessoas controlam a sua fanfarronice, no entanto nao sao humildes...
    Se me disseres que o que devemos controlar e a frequencia com que te gabas, a forma como te gabas etc... Isso e possivel, e no entanto impossivel nao sentires por dentro que deverias receber credito por alguma coisa que fizeste, mesmo que os outros nao to deem...E tambem e impossivel nunca teres um "egotrip"
    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  14. Podes ter uma "egotrip", que claramente tem sido usado disparatadamente nesta discussão por não ter uma definição formal, mas não te gabares. Se fizeres uma coisa realmente boa e positiva não te preocupes, vais receber crédito por ela, simplesmente aida não inventaram nenhum prémio para o gajo que come mais gajas numa noite.
    Podes não ser humilde de todo ,basicamente, mas se tiveres consciencia disso, cada vez que quiseres abrir a boca para falar de ti, não abras, porque vai parecer sempre ridiculamente fanfarrão.

    ResponderEliminar
  15. Pois, e esse o meu ponto de vista, a partir dai tu nao passas a ser humilde, simplesmente passas a controlar o que dizes, nao passas a ser humilde...Continuas a pensar que es o melhor do mundo, e que devias receber credito por isto e aquilo, simplesmente nao expressas o q achas.
    Perdes a tua identidade porque deixas de dizer o q pensas,e tambem pq nao estas a agir d'acordo com a tua personalidade...
    Como disse o Pedro, a tua humildade sera uma dissimulaçao...Nada mais, e isto que a humildade e, ha umas pessoas que teem mais esforço em respeitar o valor (os fanfarroes), e aquelas que ate o conseguem fazer bastante bem (pessoas humildes).
    O Homem nao respeita os proprios valores que idealizou.
    O Homem e ganancioso, quer sempre mais para poder competir melhor, pode-se controlar...
    O Homem e (exessivamente)ambicioso, quer ter sempre uma posiçao social melhor para o mesmo fim que o 1º,pode-se controlar...
    O Homem e fanfarrao, pois gosta que conhecam o seu espolio para o mesmo fim do 1º e do 2º, pode-se controlar...
    Cada pessoa, de acordo com a sua educaçao e meio social, controla-se melhor nuns aspectos, e pior noutros, se calhar os fanfarroes nao sao tao ganaciosos como outros, vcs percebem a ideia...
    A mim o que me irrita nao sao os fanfarroes, sao aqueles que nao assumem o que o sao...

    ResponderEliminar
  16. Então presumo que te irritem os fanfarrões porque é seguro dizer que praticamente todos assum o que não são.

    ResponderEliminar
  17. A expressão do meu amigo fenolas "és o maior" foi inventada para este tipo de pessoas, Pedro Costa:)

    ResponderEliminar